Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os gases medicinais são medicamentos na forma de gás, gás liquefeito ou líquido criogênico isolados ou associados entre si e administrados em humanos para fins de diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças e para restauração, correção ou modificação de funções fisiológicas.
Os gases medicinais são utilizados em hospitais, clínicas de saúde ou outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes.
Há no mercado diversas empresas que oferecem serviços e produtos relacionados a gases medicinais, no entanto, é importante tomar cuidado ao fazer essa escolha.
Como vimos no início deste artigo, os gases medicinais são utilizados para causas importantes na medicina, por isso necessita ser oferecido por uma empresa profissional, regulamentada e de qualidade.
O oxigênio medicinal gasoso, produto também produzido pela Oxilúmen, é desenvolvido de acordo com altos padrões de qualidade e segurança. Nos cuidados intensivos, é utilizado nas seguintes aplicações: